Devarim

Deuteronômio

Capítulo 1

1Estas são as palavras que falou Moshê a todo Israel desta parte do Jordão no deserto, na planície diante do Mar Vermelho, entre Parã, e Tofel, e Labã, e Hazerote, e Di-Zaabe.
2Onze jornadas há desde Horev, caminho do monte de Seir, até Cades-Barneia.
3E foi, que aos quarenta anos, no mês décimo primeiro, ao primeiro dia do mês, Moshê falou aos filhos de Israel conforme todas as coisas que o יהוה lhe havia mandado acerca deles;
4Depois que feriu a Seom rei dos amorreus, que habitava em Hesbom, e a Ogue rei de Basã, que habitava em Astarote em Edrei:
5Desta parte do Jordão, em terra de Moabe, resolveu Moshê declarar esta lei, dizendo:
6O יהוה nosso Deus nos falou em Horev, dizendo: Demais haveis estado neste monte;
7Voltai-vos, parti-vos e ide ao monte dos amorreus, e a todos seus vizinhos, na planície, no monte, e nos vales, e ao sul, e à costa do mar, à terra dos cananeus, e o Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates.
8Olhai, eu dei a terra em vossa presença; entrai e possuí a terra que o יהוה jurou a vossos pais Avraham, Yits'chak, e Ya'akov, que lhes daria a eles e à sua descendência depois deles.
9E eu vos falei então, dizendo: Eu não posso vos levar só:
10O יהוה vosso Deus vos multiplicou, e eis que sois hoje vós como as estrelas do céu em abundância.
11O יהוה Deus de vossos pais acrescente sobre vós como sois mil vezes, e vos abençoe, como vos prometeu!
12Como levarei eu só vossos problemas, vossas cargas, e vossos pleitos?
13Dai-me dentre vós, de vossas tribos, homens sábios e entendidos e experientes, para que eu os ponha por vossos chefes.
14E me respondestes, e dissestes: Bom é fazer o que disseste.
15E tomei os principais de vossas tribos, homens sábios e experientes, e os pus por chefes sobre vós, chefes de milhares, e chefes de centenas, e chefes de cinquenta, e líderes de dez, e governadores a vossas tribos.
16E então mandei a vossos juízes, dizendo: Ouvi entre vossos irmãos, e julgai justamente entre o homem e seu irmão, e o que lhe é estrangeiro.
17Não tenhais acepção de pessoas no juízo: tanto ao pequeno como ao grande ouvireis: não tereis temor de ninguém, porque o juízo é de Deus: e a causa que vos for difícil, a trareis a mim, e eu a ouvirei.
18Eu vos mandei, pois, naquele tempo tudo o que havíeis de fazer.
19E partidos de Horev, andamos todo aquele grande e terrível deserto que vistes, pelo caminho do monte dos amorreus, como o יהוה nosso Deus nos mandou; e chegamos até Cades-Barneia.
20Então vos disse: Chegastes ao monte dos amorreus, o qual o יהוה nosso Deus nos dá.
21Olha, o יהוה teu Deus deu diante de ti a terra: sobe e possui-a, como o יהוה o Deus de teus pais te disse; não temas nem desmaies.
22E aproximastes a mim todos vós, e dissestes: Enviemos homens diante de nós, que nos reconheçam a terra e nos tragam de volta relato do caminho por onde temos de subir, e das cidades aonde temos de chegar.
23E o dito me apareceu bem: e tomei doze homens de vós, um homem por tribo:
24E se encaminharam, e subiram ao monte, e chegaram até o vale de Escol, e reconheceram a terra.
25E tomaram em suas mãos do fruto do país, e o trouxeram a nós, e nos contaram, e disseram: É boa a terra que o יהוה nosso Deus nos dá.
26Porém não quisestes subir, antes fostes rebeldes ao dito do יהוה vosso Deus;
27E murmurastes em vossas tendas, dizendo: Porque o יהוה nos aborrecia, nos tirou da terra do Egito, para entregar-nos em mão dos amorreus para nos destruir.
28Para onde subimos? Nossos irmãos fizeram desfalecer nosso coração, dizendo: Este povo é maior e mais alto que nós, as cidades grandes e muradas até o céu; e também vimos ali filhos de gigantes.
29Então vos disse: Não temais, nem tenhais medo deles.
30O יהוה vosso Deus, o qual vai diante de vós, ele lutará por vós, conforme todas as coisas que fez por vós no Egito diante vossos olhos;
31E no deserto viste que o יהוה teu Deus te trouxe, como traz o homem a seu filho, por todo o caminho que andastes, até que viestes a este lugar.
32E ainda com isto não crestes no יהוה vosso Deus,
33O qual ia diante de vós pelo caminho, para reconhecer-vos o lugar onde havíeis de assentar o acampamento, com fogo de noite para vos mostrar o caminho por onde andásseis, e com nuvem de dia.
34E ouviu o יהוה a voz de vossas palavras, e irou-se, e jurou dizendo:
35Não verá homem algum destes desta má geração, a boa terra que jurei havia de dar a vossos pais,
36Exceto Calebe filho de Jefoné: ele a verá, e a ele lhe darei a terra que pisou, e a seus filhos; porque cumpriu em seguir ao יהוה.
37E também contra mim se irou o יהוה por vós, dizendo: Tampouco tu entrarás ali:
38Yehoshua filho de Num, que está diante de ti, ele entrará ali: anima-o; porque ele a fará herdar a Israel.
39E vossas crianças, das quais dissestes serão por presa, e vossos filhos que não sabem hoje bem nem mal, eles entrarão ali, e a eles a darei, e eles a herdarão.
40E vós voltai-vos, e parti-vos ao deserto caminho do Mar Vermelho.
41Então respondestes e me dissestes: Pecado temos contra o יהוה; nós subiremos e lutaremos, conforme tudo o que o יהוה nosso Deus nos mandou. E vos armastes cada um de suas armas de guerra, e vos preparastes para subir ao monte.
42E o יהוה me disse: Dize-lhes: Não subais, nem luteis, pois não estou entre vós; para que não sejais feridos diante de vossos inimigos.
43E vos falei, e não destes ouvido; antes fostes rebeldes ao dito do יהוה, e persistindo com altivez, subistes ao monte.
44E saíram os amorreus, que habitavam naquele monte, a vosso encontro, e vos perseguiram, como fazem as vespas, e vos derrotaram em Seir, perseguindo-vos até Hormá.
45E voltastes, e chorastes diante do יהוה; mas o יהוה não escutou vossa voz, nem vos prestou ouvido.
46E estivestes em Cades por muitos dias, como nos dias que estivestes.
01020304050607080910111213141516171819202122232425262728293031323334