Ovad'yah

Obadias

Capítulo 1

1Visão de Ovad'yah. Assim diz o Senhor Deus quanto a Edom: Temos ouvido notícias do יהוה, e mensageiro foi enviado entre as nações; levantai-vos, e nos levantaremos em batalha contra ela.
2Eis que eu te faço pequeno entre as nações; tu és muito desprezado.
3A arrogância de teu coração te enganou, tu que habitas nas fendas das rochas, em teu alta morada; que dizes em teu coração: Quem me derrubará ao chão?
4Se te elevares como a águia, e se puseres teu ninho entre as estrelas, dali eu te derrubarei, diz o יהוה.
5Se ladrões viessem a ti, ou assaltantes de noite, não furtariam [apenas] o que lhes bastasse? Se vindimadores viessem a ti, por acaso eles não deixariam algumas sobras? [Porém tu] , como estás arrasado!
6Como Esav foi saqueado! Como seus tesouros foram tomados!
7Todos os teus aliados te moveram até as fronteiras; os que têm acordo de paz contigo te enganaram, prevaleceram contra ti; [os que comem] do teu pão porão armadilha para ti, (nele não há entendimento).
8Não será naquele dia, diz o יהוה, que farei perecer os sábios de Edom, e o entendimento da montanha de Esav?
9E teus guerreiros, ó Temã, ficarão atemorizados; para que cada um da montanha de Esav seja exterminado pela matança.
10Por causa da violência feita a teu irmão Ya'akov, a vergonha te cobrirá; e serás exterminado para sempre.
11No dia em que estavas diante [dele] , no dia em que estrangeiros levavam cativo seu exército, e estranhos entravam por suas portas e repartiam a posse de Jerusalém, tu também eras como um deles.
12Pois tu não devias olhar com prazer para o dia de teu irmão, o dia em que ele foi exilado; não devias te alegrar dos filhos de Judá no dia da ruína deles, nem falar com arrogância no dia da angústia;
13Nem devias ter entrado pela porta de meu povo no dia de sua calamidade; não devias ter olhado seu mal no dia de sua calamidade, nem ter roubado seus bens no dia de sua calamidade.
14Nem devias ter ficado parado nas encruzilhadas, para exterminar os que dela escapassem; nem devias ter entregue os sobreviventes no dia da angústia.
15Porque perto está o dia do יהוה sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará a ti; o pagamento devido voltará sobre tua cabeça.
16Pois tal como vós bebestes no meu santo monte, assim também todas as nações beberão continuamente; beberão, e engolirão, e serão como se nunca tivessem existido.
17Mas no monte de Sião haverá livramento, e ele voltará a ser santo; e a casa de Ya'akov tomará posse de suas propriedades.
18E a casa de Ya'akov será fogo, a casa de Yosef será chama, e os da casa de Esav serão palha; e se incendiarão contra eles, e os consumirão, de modo que não haverá sobrevivente na casa de Esav, porque o יהוה falou.
19E os do Negueve possuirão a montanha de Esav, e os da planície [tomarão posse da terra dos] filisteus; possuirão também os campos de Efrayim, e os campos de Samaria; e Binyãmim [tomará posse de] Gileade.
20E os cativos deste exército dos filhos de Israel [possuirão] o que era dos cananeus até Sarepta; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades do Negueve.
21E salvadores se levantarão no monte de Sião, para julgarem ao monte de Esav; e o reino pertencerá ao יהוה.