Melahim Beit

2 Reis

Capítulo 1

1Depois da morte de Acabe rebelou-se Moabe contra Israel.
2E Acazias caiu pela sacada de uma sala da casa que tinha em Samaria; e estando enfermo enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e consultai a Baal-Zebube Deus de Ecrom, se sararei desta minha enfermidade.
3Então o anjo do יהוה falou a Eliyahu Tisbita, dizendo: Levanta-te, e sobe a encontrar-te com os mensageiros do rei de Samaria, e lhes dirás: Não há Deus em Israel, que vós vades a consultar a Baal-Zebube Deus de Ecrom?
4Portanto assim disse o יהוה: Do leito em que subiste não descerás, antes morrerás certamente. E Eliyahu se foi.
5E quando os mensageiros se voltaram ao rei, ele lhes disse: Por que, pois, voltastes?
6E eles lhe responderam: Encontramos um homem que nos disse: Ide, e voltai-vos ao rei que vos enviou, e dizei-lhe: Assim disse o יהוה: Não há Deus em Israel, que tu envias a consultar a Baal-Zebube Deus de Ecrom? Portanto, do leito em que subiste não descerás, em vez disso certamente morrerás.
7Então ele lhes disse: Que roupa era o daquele homem que encontrastes, e vos disse tais palavras?
8E eles lhe responderam: Um homem vestido de pelos, e cingia seus lombos com um cinto de couro. Então ele disse: É Eliyahu, o tisbita.
9E enviou logo a ele um capitão de cinquenta com seus cinquenta, o qual subiu a ele; e eis que ele estava sentado no cume do monte. E ele lhe disse: Homem de Deus, o rei disse que desças.
10E Eliyahu respondeu, e disse ao capitão de cinquenta: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e consuma-te com teus cinquenta. E desceu fogo do céu, que o consumiu a ele e a seus cinquenta.
11Voltou o rei a enviar a ele outro capitão de cinquenta com seus cinquenta; e falou-lhe, e disse: Homem de Deus, o rei disse assim: Desce logo.
12E respondeu-lhe Eliyahu, e disse: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e consuma-te com teus cinquenta. E desceu fogo do céu, que o consumiu a ele e a seus cinquenta.
13E voltou a enviar o terceiro capitão de cinquenta com seus cinquenta: e subindo aquele terceiro capitão de cinquenta, ficou de joelhos diante de Eliyahu, e rogou-lhe, dizendo: Homem de Deus, rogo-te que seja de valor diante de teus olhos minha vida e a vida destes teus cinquenta servos.
14Eis que desceu fogo do céu, e consumiu os dois primeiros capitães de cinquenta, com seus cinquenta; seja agora minha vida de valor diante de teus olhos.
15Então o anjo do יהוה disse a Eliyahu: Desce com ele; não tenhas dele medo. E ele se levantou, e desceu com ele ao rei.
16E disse-lhe: Assim disse o יהוה: Pois que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube Deus de Ecrom, não há Deus em Israel para consultar em sua palavra? Não descerás, portanto, do leito em que subiste, antes morrerás de certo.
17E morreu conforme à palavra do יהוה que havia falado Eliyahu; e reinou em seu lugar Jorão, no segundo ano de Jeorão, filho de Josafá rei de Judá; porque Acazias não tinha filho.
18E os demais dos feitos de Acazias, não estão escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?
01020304050607080910111213141516171819202122232425

Alef-Primeiro

01020304050607080910111213141516171819202122