Melahim Alef

1 Reis

Capítulo 1

1Quando o rei Davi era velho, e de idade avançada, cobriam-lhe de roupas, mas não se aquecia.
2Disseram-lhe portanto seus servos: Busquem a meu Senhor o rei uma moça virgem, para que esteja diante do rei, e o abrigue, e durma a seu lado, e aquecerá a meu Senhor o rei.
3E buscaram uma moça formosa por todo o termo de Israel, e acharam a Abisague sunamita, e trouxeram-na ao rei.
4E a moça era formosa, a qual aquecia ao rei, e lhe servia: mas o rei nunca a conheceu.
5Então Adonias filho de Hagite se levantou, dizendo: Eu reinarei. E preparou carros e cavaleiros, e cinquenta homens que corressem adiante dele.
6E seu pai nunca o entristeceu em todos seus dias com dizer-lhe: Por que fazes assim? E também este era de bela aparência; e havia o gerado depois de Absalão.
7E tinha tratos com Joabe filho de Zeruia, e com Abiatar Sacerdote, os quais ajudavam a Adonias.
8Mas Zadoque Sacerdote, e Benaia filho de Joiada, e Natã profeta, e Simei, e Reí, e todos os grandes de Davi, não seguiam a Adonias.
9E matando Adonias ovelhas e vacas e animais engordados junto à penha de Zoelete, que está próxima da fonte de Rogel, convidou a todos seus irmãos os filhos do rei, e a todos os homens de Judá, servos do rei:
10Mas não convidou a Natã profeta, nem a Benaia, nem aos grandes, nem a Salomão seu irmão.
11E falou Natã a Bate-Seba mãe de Salomão, dizendo: Não ouviste que reina Adonias filho de Hagite, sem sabê-lo Davi nosso Senhor?
12Vem pois agora, e toma meu conselho, para que guardes tua vida, e a vida de teu filho Salomão.
13Vai, e entra ao rei Davi, e dize-lhe: Rei Senhor meu, não juraste tu à tua serva, dizendo: Salomão teu filho reinará depois de mim, e ele se sentará em meu trono? por que pois reina Adonias?
14E estando tu ainda falando com o rei, eu entrarei atrás de ti, e acabarei teus argumentos.
15Então Bate-Seba entrou ao rei à câmara: e o rei era muito velho; e Abisague sunamita servia ao rei.
16E Bate-Seba se inclinou, e fez reverência ao rei. E o rei disse: Que tens?
17E ela lhe respondeu: Senhor meu, tu juraste à tua serva pelo יהוה teu Deus, dizendo: Salomão teu filho reinará depois de mim, e ele se sentará em meu trono;
18E eis que agora Adonias reina: e tu, meu Senhor rei, agora não o soubeste.
19Matou bois, e animais engordados, e muitas ovelhas, e convidou a todos os filhos do rei, e a Abiatar Sacerdote, e a Joabe general do exército; mas a Salomão teu servo não convidou.
20Entretanto, rei Senhor meu, os olhos de todo Israel estão sobre ti, para que lhes declares quem se há de sentar no trono de meu Senhor o rei depois dele.
21De outra sorte acontecerá, quando meu Senhor o rei descansar com seus pais, que eu e meu filho Salomão seremos tidos por culpados.
22E estando ainda falando ela com o rei, eis que Natã profeta, que veio.
23E deram aviso ao rei, dizendo: Eis que Natã profeta: o qual quando entrou ao rei, prostrou-se diante do rei inclinando seu rosto à terra.
24E disse Natã: Rei Senhor meu, disseste tu: Adonias reinará depois de mim, e ele se sentará em meu trono?
25Porque hoje desceu, e matou bois, e animais engordados, e muitas ovelhas, e convidou a todos os filhos do rei, e aos capitães do exército, e também a Abiatar Sacerdote; e eis que, estão comendo e bebendo diante dele, e disseram: Viva o rei Adonias!
26Mas nem a mim teu servo, nem a Zadoque Sacerdote, nem a Benaia filho de Joiada, nem a Salomão teu servo, convidou.
27É este negócio ordenado por meu Senhor o rei, sem haver declarado a teu servo quem se havia de sentar no trono de meu Senhor o rei depois dele?
28Então o rei Davi respondeu, e disse: Chamai-me a Bate-Seba. E ela entrou à presença do rei, e pôs-se diante do rei.
29E o rei jurou, dizendo: Vive o יהוה, que redimiu minha alma de toda angústia,
30Que como eu te ei jurado pelo יהוה Deus de Israel, dizendo: Teu filho Salomão reinará depois de mim, e ele se sentará em meu trono em lugar meu; que assim o farei hoje.
31Então Bate-Seba se inclinou ao rei, seu rosto à terra, e fazendo reverência ao rei, disse: Viva meu Senhor o rei Davi para sempre.
32E o rei Davi disse: Chamai-me a Zadoque Sacerdote, e a Natã profeta, e a Benaia filho de Joiada. E eles entraram à presença do rei.
33E o rei lhes disse: Tomai convosco os servos de vosso Senhor, e fazei subir a Salomão meu filho em minha mula, e levai-o a Giom:
34E ali o ungirão Zadoque Sacerdote e Natã profeta por rei sobre Israel; e tocareis shofar, dizendo: Viva o rei Salomão!
35Depois ireis vós detrás dele, e virá e se sentará em meu trono, e ele reinará por mim; porque a ele ordenei para que seja príncipe sobre Israel e sobre Judá.
36Então Benaia filho de Joiada respondeu ao rei, e disse: Amém. Assim o diga o יהוה, Deus de meu Senhor o rei.
37Da maneira que o יהוה foi com meu Senhor o rei, assim seja com Salomão; e ele faça maior seu trono que o trono de meu Senhor o rei Davi.
38E desceu Zadoque Sacerdote, e Natã profeta, e Benaia filho de Joiada, e os quereteus e os peleteus, e fizeram subir a Salomão na mula do rei Davi, e levaram-no a Giom.
39E tomando Zadoque Sacerdote o chifre do azeite do tabernáculo, ungiu a Salomão: e tocaram shofar, e disse todo o povo: Viva o rei Salomão!
40Depois subiu todo o povo depois dele, e cantava a gente com flautas, e faziam grandes alegrias, que parecia que a terra se fendia com o barulho deles.
41E ouviu-o Adonias, e todos os convidados que com ele estavam, quando já haviam acabado de comer. E ouvindo Joabe o som da shofar, disse: Por que se alvoroça a cidade com estrondo?
42Estando ainda ele falando, eis que Jônatas filho de Abiatar Sacerdote veio, ao qual disse Adonias: Entra, porque tu és homem de esforço, e trarás boas novas.
43E Jônatas respondeu, e disse a Adonias: Certamente nosso Senhor o rei Davi há feito rei a Salomão:
44E o rei enviou com ele a Zadoque Sacerdote e a Natã profeta, e a Benaia filho de Joiada, e também aos quereteus e aos peleteus, os quais lhe fizeram subir na mula do rei;
45E Zadoque Sacerdote e Natã profeta o ungiram em Giom por rei: e de ali subiram com alegrias, e a cidade está cheia de estrondo. Este é o alvoroço que ouvistes.
46E também Salomão se há sentado no trono do reino.
47E ainda os servos do rei vieram a bendizer a nosso Senhor o rei Davi, dizendo: Deus faça bom o nome de Salomão mais que teu nome, e faça maior seu trono que o teu. E o rei adorou na cama.
48E também o rei falou assim: Bendito seja o יהוה Deus de Israel, que deu hoje quem se sente em meu trono, vendo-o meus olhos.
49Eles então se estremeceram, e levantaram-se todos os convidados que estavam com Adonias, e foi-se cada um por seu caminho.
50Mas Adonias, temendo da presença de Salomão, levantou-se e foi-se, e agarrou as pontas do altar.
51E foi feito saber a Salomão, dizendo: Eis que que Adonias tem medo do rei Salomão: pois agarrou as pontas do altar, dizendo: Jure-me hoje o rei Salomão que não matará à espada a seu servo.
52E Salomão disse: Se ele for virtuoso, nenhum de seus cabelos cairá em terra: mas se se achar mal nele, morrerá.
53E enviou o rei Salomão, e trouxeram-no do altar; e ele veio, e inclinou-se ao rei Salomão. E Salomão lhe disse: Vai-te à tua casa.
01020304050607080910111213141516171819202122

Beit-Segundo

01020304050607080910111213141516171819202122232425