Livro de Mateus

Evangelho segundo Mateus::Sefer Matitiyahu::

Capítulo 3

1Naqueles dias foi chamado João, o Imersor, e clamava no deserto da Judéia,
2dizendo: “Fazei teshuvá em vossas vidas, porque é oferecido vir o Reino dos Céus.”
3Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho de יהוה, endireitai no deserto um caminho para o nosso Elohim.”original
4Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre
5Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda Judéia, e de toda a redondeza do Jordão,
6e eram por ele imergidos no rio Jordão, confessando os seus pecados.
7Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham à sua imersão, disse-lhes: “Raça de víboras, quem lhes informou para fugir da ira vindoura?
8Produzi, pois, frutos dignos de teshuvá,
9e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Avraham; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Elohim pode suscitar filhos a Avraham.
10Mas, eis que está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
11Eu, na verdade, vos imirjo em água para a teshuvá; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as sandálias; ele vos imergirá com o fogo do Espírito Santo.
12A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, e queimará a palha em fogo que nunca se apaga.”
13E eis que a mãe de nosso Senhor e seus irmãos lhe disseram: “João, o Imersor, imerge para a remissão dos pecados; iremos e seremos imergidos por ele.” Mas Ele lhes disse: “Que pecado cometi para que vá e seja imergido por ele? Acaso estas palavras que proferi são pecado de ignorância?” Então veio Yeshua da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser imergido por ele
14E quando o Senhor ascendeu da água, os céus se lhe abriram, e Ele viu toda a fonte do Espírito Santo à semelhança de pomba, que desceu e repousou sobre Ele;
15E disse-Lhe: “Meu Filho, em todos os profetas Eu esperava por ti; para que Tu viésses e Eu repousasse sobre Ti. Pois Tu és o Meu repouso; e Tu és o Meu Primogênito, que reina para sempre.”
16E novamente: “Hoje Te gerei.”
17E imediatamente uma grande luz vinda da água brilhou ao redor do lugar. Quando João a viu, disse-Lhe: "Quem és, Senhor?"
18E novamente uma voz dos Céus ressoou: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.”
19E João se prostrou perante Ele e disse: "Rogo-te, Senhor, que me imirjas!”
20Mas Ele o impediu e disse: “Aceite agora; porque assim nos convém que tudo seja cumprido.”
01020304050607080910111213141516171819202122232425262728